terça-feira, 16 de outubro de 2012

Formação complementar, sim ou não?

Olá e, desde já, boa terça-feira!

Resolvi escrever este post uma vez que de há uns meses para cá tenho tido dúvidas sobre os benefícios da formação complementar num CV de hoje em dia.
Como alguns sabem, ou porque leram o início desde blog ou por me acompanharem há mais tempo, sou licenciada e possuo mestrado em Engenharia Química e durante 2 anos exerci funções que nada tinham a ver com a minha área de estudos. Há cerca de 15 meses iniciei uma bolsa de investigação num projecto FCT que, se tudo correr bem, se irá prolongar até Agosto de 2013. Aqui comigo estava um colega, também bolseiro, que estava a terminar uma pós-graduação em ensaios clínicos (na Lusófona, uma 'pipa' de massa portanto) e, mesmo antes do término da mesma, arranjou emprego na área e por lá ainda se mantém.
Agora, a minha dúvida não está nessa pós-graduação mas sim noutra que começa a estar muito 'batida': Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho! Alguém tem? Alguém está a tirar ou quer tirar? Conhecem quem tenha e lhe tenha servido de algo? Ou nada destas coisas?

Ando seriamente a pensar em tirar um curso destes, complementar a minha formação que acaba por ser um pouco vaga, dá para tudo e não dá para nada. O único problema deste curso, além dos custos que variam entre os 1500€ (a pronto pagamento) e os 3200€ (em empresas de renome), é também o facto de ser necessário um chamado estágio em contexto laboral. Ora, como é que uma pessoa que trabalha 8h/dia vai para uma empresa fazer um estágio (de 160h, acho eu) noutra empresa? Claro que há a possibilidade de fazer um relatório como se se tivesse feito o estágio no sítio onde se trabalha, mas numa empresa pública ou instituto público como se faz? E será que a formação complementar nos serve de algo, uma vez que muitas vezes já nem as licenciaturas ou mestrados servem? Acham mesmo necessário uma formação extra antes de iniciarem funções num sítio ou acham melhor especializarem-se depois de estarem a trabalhar?

"Decisions, decisions..."

Obrigada,
Pituxa*

4 comentários:

  1. Olá, olha eu tenho uma data de pós-graduações mestrado e na minha área, sinceramente só para enriquecimento pessoal e melhoria dos cuidados prestados ao utente, em termos de oportunidades de emprego ou reconhecimento profissional não vale de nada! Na tua área não faço ideia! Beijinhos e boas decisões!

    ResponderEliminar
  2. O comentário escrito pelo Nightwriter é meu, enganei-me e não reparei que o blogger estava aberto na conta dele! Sorry! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Se vai servir ou não é sempre uma incógnita... mas acho que tens de analisar bem o mercado. Eu, por exemplo, estou a tirar um doutoramento... também não sei se me vai servir de muito, mas como trabalho num contexto académico há que ter esperança :S

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas opiniões! Ando seriamente a ponderar esta pós-graduação e se não me servir de nada agora, pode ser que sirva no futuro.

    Beijinhos e, mais uma vez, obrigada :)

    ResponderEliminar

"Thank you, come again!"