quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TAKE #5 – LIFE OF PI





Pi e o tigre Richard Parker em pleno oceano


Filho do administrador do jardim zoológico na Índia, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem e Pi vê-se na imensidão do Pacifico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre, e a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro.

Pi Patel é uma criança bastante inteligente para a idade, e com a particularidade de se interessar por quase todas as religiões da Terra. Ao atingir a adolescência, o seu mundo altera-se por completo. E é aqui que se notam bastantes semelhanças relativamente a Cast Away. A família de Pi decide levar o zoo que administra para o estrangeiro, mas o navio em que viajam tem um acidente e acaba por naufragar. Todos os tripulantes (homens e animais) morrem nas águas geladas do Pacífico, exceto o próprio Pi, um tigre feroz que dá pelo nome de Richard Parker, uma hiena irritante, uma zebra assustada e um símio pachorrento. Estes cinco seres vivos buscam a salvação num pequeno bote salva-vidas. Mas a convivência depressa se torna uma óbvia complicação, especialmente entre Pi e o corpulento tigre das arábias.

A beleza dos cenários é o aspecto que mais saltam à vista. Tudo é belo, harmonioso e enternecedor no primeiro terço da narrativa, contrastando com o desolador cinzento do restante filme. A partir do instante em que o navio naufraga e a batalha pela sobrevivência começa, Life of Pi torna-se menos encantador.

Muitos dos planos de câmara são extraordinários e os efeitos especiais merecem igualmente uma palavra de destaque, pois todos os esforços do realizador Ang Lee seriam inglórios se o tigre animado não fosse minimamente credível.


A extraordinária animação de Richard Parker


Como um todo, todavia, Life of Pi é satisfatório, merecendo um visionamento nos cinemas. Apenas exige alguma paciência ao espectador pouco habituado a sequências repetitivas e a diálogos escassos.

Para quem está à espera de um filme de “bombas e murros nas trombas”, Life Of Pi não é, de todo, o mais indicado; é um filme bonito, com paisagens fantásticas, que enternece.


CLASSIFICAÇÃO – 7,5/10


                Realização – Ang Lee

                Casting – Irrfan Khan

                                  Suraj Sharma

                                  Gérard Depardieu

 Género – Aventura, Drama

                Duração – 115 minutos


Despeço-me com uma opção com algumas semelhanças a esta obra, mas já com alguns anos – The Cast Away – e outra opção com mais acção, nos cinemas actualmente – Jack Reacher –, Com Tom Cruise.
Cast Away


Jack Reacher

Até ao próximo TAKE,

Rui




Sinopse com base em Cinema Sapo e Portal Cinema

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"