domingo, 9 de maio de 2010

Saudade

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar". (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Saudade).

Todas as pessoas sentem saudade, mas só os portugueses têm uma palavra para este sentimento estranho que, como todos os sentimentos, não se vê, mas dói, traz recordações boas e más, sorrisos, lágrimas, mas acima de tudo: vivência.

Eu tenho saudades de tantas coisas, diferentes, estranhas e até de coisas que sei que não deveria ter feito, mas a ingenuidade faz-nos fazer. Tenho saudades de pessoas queridas, antigos amigos, antigos amores, antigos quase-amigos, de tantas pessoas que nem dá para enumerar todas. Mas com toda a certeza há aquelas pessoas que conseguimos enumerar mas não quantificar o amor que sentimos um dia por elas e muito menos a saudade que temos delas. Seria injusto para mim estar para aqui a enumerar todas as pessoas das quais sinto saudades, das coisas, das ocasiões, das férias, dos aniversários, das épocas, etc.

De momento lembrei-me de uma época que me deixa muitas saudades: as praxes. Tenho tantas saudades das praxes, foram talvez os melhores meses da minha vida. Era só divertir-me, sem preocupações, sem imposições, sem ir às aulas, sair todas as noites, beber shot's em casa de alguém (que muitas vezes nem conhecíamos de lado nenhum, mas era um venerável qualquer)... Os tempos de universidade foram sem dúvida loucos, saudades das noites em que dormíamos em cama conjunta, três e quatro na mesma cama a falar de tudo e de nada até às 6h da manhã. Do ano em que o Benfica foi campeão e os Enapá 2000 fizeram a festa no palco da queima e duas malucas foram recambiadas para casa por livre e espontânea vontade... Tantas saudades, tantos momentos bons, tantas lágrimas de alegria e tristeza, tanta cena linda de se recordar, tanta noite de Quim Barreiros (em nenhuma estava sóbria, isto é triste - mas na altura não era), tanta loucura cometida e tanta loucura perdida no meio da noite... Loucuras das quais só as estrelas sabem.

Há tantas pessoas das quais tenho saudades, mas é inevitável não mencionar a pessoa da qual sinto mais saudades - o meu avô. Com ele foi uma parte do meu coração e dele irei sempre lembrar-me até ao meu último suspiro.

Ao falar de Saudade, é impossível não falar de Amor. É das pessoas que mais amamos que sentimos saudade, seja dos pais, dos filhos, irmãos, avós, namorados/esposos, amigos... São essas as pessoas que mais nos fazem sentir saudades, exactamente por isso: Porque são as pessoas que mais amamos no mundo. Eu confesso, a meio da semana já sinto uma saudade tremenda da minha mãe, do meu irmão, da minha avó e do meu piolho (primo) - isto porque durante a semana estou sempre com o meu pai. Podemos amar os nossos amigos mais que tudo, os nossos namorados, mas nada se compara ao amor da família.

Eu sinto Saudade...

Beijinhos da Pituxa (=

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"