sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O ressonar dos anjos

"O ronco ou ressono (acto de ressonar) é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono, que pode ocorrer em razão natural do contato das paredes musculares da faringe que tem diminuição do seu tónus induzido pelo repouso e a própria perda de elasticidade que acontece com o decorrer da idade; ou decorrente de uma obstrução nasal devida, a aumento do volume de secreções e produção de muco, a desvio de septo nasal, rinites, sinusites, pólipos nasais; à hiperplasia das amígdalas e adenoides, como ganho de massa gordurosa no pescoço; e a várias alterações das estruturas das vias aéreas superiores, como hipoplasia de mandíbula e maxila, macrogrossia, queixo duplo, alterações nos ossos da face entre outros. O ronco geralmente é a manifestação inicial de um problema mais sério que é a apneia do sono" (in Wikipédia).

Todos nós ressonamos, uns mais que outros é certo, mas é um acto inato do qual a maioria das pessoas nem se apercebe. Sim, todos ressonamos! Nem que seja num momento em que estamos constipados, com o nariz mais entupido do calor ou humidade, com mais ou menos obstruções mas ressonamos. Há ressonar e ressonar, ou melhor, há roncos e roncos (acho ronco uma palavra tão feia, mas é a correcta) e uns roncam mais alto que outros. Conheço pessoas que ressonam tão alto que se ouve num prédio inteiro e conheço outras cujo ronco é praticamente inaudível. Quando mais profundo é o sono, mais tendência a pessoa tem a ressonar e menos probabilidade tem de acordar com o dito ronco.

Ora estava eu esta manhã (madrugada vá) a vestir-me para ir tomar o pequeno-almoço e estava o bom do meu namorado a ressonar e eu pensei para os meus botões "que bem que ele dorme", não era um ressonar que se ouvisse na casa toda, nem nada que se pareça. Comparativamente com outras pessoas, ninguém lhe chamaria ressonar. Mas foi uma coisa que achei piada, "cute" mesmo, até o ressonar da pessoa que amamos nos parece agradável... E no fundo deu-me uma certa inveja de eu já estar a pé aquela hora e ele estar a dormir tão bem que parecia um anjo!

O que quer dizer que até os anjos ressonam!


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"