quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Porque choram os bebés?

Numa ida à farmácia num dia destes, estava eu à espera que fosse chamada a minha senha quando começo a ler os folhetos que são disponibilizados para lermos. Entre os 1501 folhetos com produtos para emagrecer, aderir ao cartão das Farmácias Portuguesas e produtos em promoção, lá estava um folheto da Novalac que se intitula de "Porque choram os bebés?". Além de já ser chamativo por ter um bebé na capa (que coisinha mais fofinha), tem também este título que já chama qualquer pessoa. Já que tinha de aguardar pela minha vez, vá de pegar neste folheto, li os vários tipos de choro e arrumei-o no bolso do casaco. Há pouco lembrei-me dele... Olhei para o folheto e pensei "Vamos lá ler isto! Já que pensas em ter filhos um dia, ficas já a saber o porquê dos choros!". E foi assim, comecei a ler e decidi partilhar convosco o que diz este 'milagroso' (para mim vai ser, para saber distinguir logo todos os tipos de choro) folheto, aqui vão os tipos de choro dos bebés:

Fome
Grito enérgico e exigente. Torna-se mais forte e ritmado. Por vezes o bebé esfrega a cara e a orelha, como se procurasse algo, podendo morder o punho ou chupar os dedos.

Dor
O primeiro gemido é intenso e prolongado, seguido de uma longa pausa durante a qual o bebé sustém a respiração e dá arquejos curtos, para logo voltar a gritar. Se é devido a gases, estica e encolhe os braços e as pernas, faz caretas e gesticula muito.

Incómodo
Choro baixo e queixoso, mais longo que o da dor. Às vezes o rosto fica vermelho e o bebé sustém a respiração por um instante. Aperta as mãos e apresenta uma expressão zangada. Depois do acesso de cólera, continua a chorar de forma entrecortada.

Sono
Lamúrias suaves, que vão aumentando ao tentar distrair o bebé. Pode tocar nas orelhas ou no peito, esfregar os olhos, o nariz ou procurar algo para chuchar.

Tensão
Chora com força e não reage às tentativas para o acalmar, uma vez que precisa mesmo é de descomprimir. Pode estar ligado a estímulos (luz, ruído) e ocorre quase sempre à tarde.

Solidão
Costuma começar com pequenos gemidos, que se vão transformando em queixumes de protesto e que acabam quando se lhe pega ao colo. O bebé chora porque precisa de companhia.

O link da Novalac que vem no folheto é www.novalac.pt, que eu tentei e não consegui abrir, assim coloquei lá em cima o link do laboratório ao qual pertence a Novalac.

Espero que tenha sido útil :)

Beijinhos*

1 comentário:

"Thank you, come again!"