segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Primeiro dia de escola



Diz o Diário de Notícias (DN) que hoje é o arranque “a sério” do ano lectivo 2012/2013. Na semana passada a semana escolar foi passada em apresentações de pais e alunos aos professores e, para os novos alunos, à escola.

Tenho ouvido os relatos das minhas colegas, umas que os filhos passaram para a 2ª classe (isto era antigamente, agora é 2º ano) e outra que pela primeira vez o filho foi para o 1º ano, numa escola nova, com colegas novos, professora nova… Em suma, uma experiência nova! E eu com isto penso, como deve ser complicado deixar um filho no primeiro dia de escola a chorar desalmadamente porque está num ambiente novo, a implorar que a mãe ou o pai fique ou que o levem de volta para casa ou para a escola antiga… Não sendo mãe ainda, nem sei bem como vou encarar isto um dia que me aconteça.

Ainda me lembro do meu primeiro dia de aulas, lá fui eu para a escola, que já conhecia por ter sido a escola onde o meu irmão mais velho andou, pela mãozinha da minha avó, com uma bola enorme no estômago e uma vontade de chorar incrível. Todos os meus amigos do colégio tinham ido para outras escolas, apenas 3 ou 4 ficaram juntos, o restante tinha sido distribuído pelas escolas existentes na cidade e, lá estava eu, uma menina com 6 aninhos, pequenina, ingénua, com uma grande mochila às costas do “Bernardo e Bianca”, prontinha para iniciar o ciclo de 4 anos naquela escola… Ai cruzes, só de me lembrar ainda me dá um nó no estômago. Mas foi bom! Óptimo! Adorei o primeiro dia, tal como a 1ª e 2ª classe com a minha professora tão boazinha… Na 3ª e 4ª classe lá veio uma professora que me fez desgostar do resto dos anos, mas passou-se.

E é tão bom aprender! Upa! E experiências para partilhar há?!

Beijinho,
Pituxa

1 comentário:

  1. Oh primeiro dia de aulas...sempre um momento de excitação e um pouco de receio :) *

    ResponderEliminar

"Thank you, come again!"