sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Amigos

Ora então meus caros, a minha pessoa já andava a pensar neste post há algum tempo e hoje decidi escrevê-lo. Se sair uma grande trapalhada desde já peço desculpa, se não ainda bem!

A minha curta história de vida já me ensinou algumas coisas, não tantas como gostaria, mas há coisas que por mais que a minha cabeça bata na parede não entram. É fisicamente, praticamente e psicologicamente impossível uma pessoa ter mais que 20 amigos. E acho que com este número já estou a exagerar bastante. Então vejamos, existem para mim cinco tipos de amigos: Amigos conhecidos, Amigos por conveniência (tipo lojas sim!), Amigos do Facebook, Amigos por ocasiões e Amigos-Amigos. Passo já a explicar cada tipo (do meu ponto de vista claro).

Amigos conhecidos (Tipo I):
Este tipo de amigos podem ser facilmente confundidos com os Amigos do Facebook, mas existem diferenças! Este tipo de amigos são, para mim, aqueles conhecidos que julgam ser nossos amigos. Sabem aqueles que nos contam a vida toda, que gostam de trocar experiências de vida mas que nós achamos uma seca? Todos nós temos amigos desses. De 0 a 100%, cerca de 5% são estes amigos.

Amigos por conveniência (Tipo II):
Amigos deste género são aqueles que, na actual conjuntura económica de Portugal, devíamos ter mais. Mas não temos! São os chamados factor C para um emprego, ou pessoas que nos dão visibilidade (existem imensos amigos desses na blogosfera, ou melhor muitos gostavam de ter amigos desses para se auto-promoverem) ou então aqueles podres-de-ricos-não-forretas-e-que-emprestam-dinheiro. Se bem que pedir dinheiro emprestado se depois não o podemos pagar também não. Percentagem existente na minha vida: 10%.

Amigos do Facebook (Tipo III):
A percentagem desde tipo de amigos na minha vida é esmagadora, digamos que cerca 70% são os meus amigos do facebook (já tirando os outros tipos de amigos), claro que os meus amigos-amigos também lá estão (há uma teimosa que teima em não ter), mas na grande maioria (muito grande mesmo) são pessoas com quem falo bom dia/boa tarde/boa noite e chega. E quem disser que só tem mesmo amigos-amigos no facebook está a mentir com todos os dentes que tem na boca, seus ou postiços!! Nem que seja já termos aceite a filha do senhor da mercearia com quem nunca trocámos uma palavra sequer.

Amigos por ocasiões (Tipo IV):
São aqueles que gostam de sair connosco se formos a um sítio X ou se a pessoa Y não estiver presente. Não vos consigo explicar de outra forma, é mesmo isto! 10%... É mesmo!

Amigos-Amigos (Tipo V):
Os últimos 5%. Até vos vou dizer quantos tenho... 9! E nestas nove pessoas já estou a incluir o meu namorado... E não, não me esqueci de ninguém! Estes são os amigos para todas, mesmo todas, as ocasiões e não só algumas. Estão presentes 2 homens (e só um é meu namorado, o outro é namorado de outra amiga também), uma amiga relativamente recente (3 anos e meio), 2 amigas que já vinham antes da universidade, 2 amigas que fiz na universidade e finalmente duas amigas que já foram muito próximas, que o tempo fez questão de separar mas que se juntaram outra vez, não que tenha forçado porque já não o faço (das tais coisas que a curta experiência de vida me ensinou) mas simplesmente porque aconteceu "reencontrar-mo-nos" outra vez e soube tããããooo bem! E no fim de contas, é a estas pessoas que eu sei que posso contar tudo que me vão dizer sim ou não na cara e com quem me sinto bem!

E de momento não me importava nada de ter amigos do tipo II que me arranjassem um bom emprego, até lá mantenho-me assim.

E era isto que queria dizer... Tenho dito!


PS - As percentagens são, obviamente, grosseiras.

3 comentários:

  1. Subscrevo o teu post! gostei muito! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olha eu tenho 8, também contando com o meu namorado. Tenho amigos de facebook e amigos conhecidos, amigos por conveniência não, mas dava jeito...

    ResponderEliminar

"Thank you, come again!"