segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Há coisas que me irritam!

Este post poderia muito bem estar na etiqueta de Annoying Things, mas não é propriamente uma coisa que me faz "cócegas", é uma coisa que me irrita constantemente! É até das tais coisas que me faz ficar vermelha de raiva!

Não sei se já mencionei aqui (não estive a ver o que escrevi para trás), mas frequentei a Universidade de Évora (a da terrinha) por dois motivos. Motivo número 1: Engenharia Química tinha aberto há 2 anos e era o curso que queria; Motivo número 2: Os meus pais não me conseguiam sustentar fora da terra, até porque na altura a minha mãe estava desempregada (se não me engano). E, apesar de agora já não existir o curso que frequentei devido à pouca aderência dos alunos, eu terminei-o e, muito provavelmente, foi tão ou mais difícil do que o mesmo curso noutra universidade considerada de prestigio.

Acho que o sangue me sobe todo à cabeça e deixo de raciocinar quando me dizem: "Tu não compares a Universidade de Évora ao Técnico" (por exemplo). E porque não?! Lavam o rabinho com água de malvas no IST ou é com água de outra planta qualquer?! E não me venham com as tretas de "Eu arranjei emprego aqui porque andei na Universidade X", nunca nada foi tão falso. Uma pessoa arranja emprego em determinado sítio porque é bom naquilo que faz, ou tem um bom percurso profissional na área a que se candidata, ou até porque tem cunha. Qualquer coisa menos o nome da universidade! Isso era dantes!! Sim dantes! Antigamente é que tirava o curso no IST, na Nova, na Clássica, etc e tal e se tinha emprego garantido, mas tinham quase todos (a não ser que fosse uma nódoa). Agora é cada um por si, o sítio do curso já não interessa, mas sim as competências do candidato.

E é por haver gente assim que eu fico radiante quando passo à frente de alguém que pensa que só porque tem um curso superior da universidade X é melhor do que os outros. Muito radiante mesmo!

E posto isto só tenho a dizer que tenho orgulho na minha Universidade, na minha cidade, na tradição que por lá se vive e não sei se teria sido tão feliz noutro lado!

3 comentários:

  1. Percebo o que dizes, e creio que grande parte das universidades têm o seu valor, sobretudo as públicas. Mas também, pelo que sei, sei que há cursos mais difíceis nuns lados do que noutros, não sei se é o caso do teu, mas do meu por exemplo é.

    ResponderEliminar
  2. No meu curso não sei. Eu só o fiz numa universidade, se tivesse feito o mesmo curso em 2 universidades distintas, aí poderia dizer que A tinha sido mais difícil que B. Assim não posso dizer. E, já agora Bomboca, com que bases dizes que no teu caso difere de uma universidade para outra?

    ResponderEliminar
  3. É a PDM, aplica-se a várias situações na vida.

    ResponderEliminar

"Thank you, come again!"