segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TAKE #4 – LAWLESS


 


Dois dos três irmãos Bondurant em grande plano, juntamente com a misteriosa Maggie


Baseado nos contos verídicos de Matt Bondurant, Lawless conta-nos a verdadeira história dos irmãos Bondurant, contrabandistas americanos na época da infame Lei Seca. Neste filme, os referidos irmãos, traficantes de álcool, montam uma operação ilegal de grande sucesso, sendo eles Jack (Shia LaBeouf), Howard (Jason Clarke) e Forrest (Tom Hardy). Jack é o (ao início) irresponsável irmão mais novo, ambicionando tornar o pequeno negócio familiar numa operação de tráfico de grande envergadura. É um sonhador, cobiçando posses e riquezas, tentando impressionar a jovem Bertha (Mia Wasikowska). Howard (Jason Clarke) é o irmão do meio, violento, leal e sem conseguir recusar uma gota de álcool que seja. Forrest (Tom Hardy) é o mais velho dos irmãos, o chefe e o mais responsável, determinado em defender a sua família das novas regras impostas por um novo mundo económico, “protegido” por um mito em que ele próprio já acredita. Quando misteriosa Maggie (Jessica Chastain) chega à cidade à procura de trabalho, Forrest toma-a sob a sua alçada, seguindo-se uma impetuosa cruzada contra uma polícia corrupta, uma justiça arbitrária e gangsters rivais.


No que diz respeito à parte técnica e à realização, John Hillcoat consegue impressionar com as mais diversas cenas de violência e dramatismo presentes na película, na altura certa, sem esforço, conseguindo cativar o interesse do espectador.


Em relação ao elenco, todo o colectivo tem uma prestação bastante positiva, sendo de destacar, novamente, o trabalho de Tom Hardy, actor que cada vez se mostra mais versátil e em grande ascensão. Gary Oldman, Guy Pearce, Jessica Chastain, Mia Wasikowska e Shia LaBeouf têm, igualmente, papéis bastante sólidos, sendo uma das principais forças deste filme a boa capacidade do elenco, com elevada força colectiva.

 



Hardy tem aqui, novamente, uma grande prestação.

 
De realçar, ainda, o guião de Nick Cave, que tem uma pequena presença de alguns segundos no filme, para os mais atentos.

Como aspecto menos positivo, refira-se a profundidade das personagens. Não que não estejam bem construídas, mas podia ter sido dado mais destaque às histórias individuais de cada irmão, sendo que chegamos a sentir que ficou algo por contar, por conhecer, podendo-se ter dado ênfase aos conflitos e emoções inerentes ao passado dos irmãos, ou até mesmo à dinâmica da relação.

 
Lawless é um bom filme, que cumpre bem o seu objectivo, contendo uma carga de violência acima da média mas que não é, de todo, forçada, contendo um bom elenco, assentando a película, sobretudo, na grande força colectiva deste elenco.

 

CLASSIFICAÇÃO – 8/10


                Realização – John Hillcoat

                Casting – Shia LaBeouf

       Jason Clarke

                                 Guy Pearce

                                 Jessica Chastain

                                 Gary Oldman

                                 Mia Wasikowska

                Género – Crime, Drama

                Duração – 110 minutos

 

Termino esta TAKE com outro filme bastante violento mas de elevadíssima qualidade, “American History X”, já com uns anos, e o mais recente blockbuster a estrear em Portugal, “The Hobbit”.



American History X
 
 
The Hobbit


Até ao próximo TAKE,
 
Rui

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Thank you, come again!"